O mercado imobiliário está num ponto de viragem, e se está a pensar comprar ou vender uma casa, pode deixar-lhe a dúvida: ainda é uma boa altura para comprar uma casa? Devo fazer uma mudança este ano? Para ajudar a responder a essas perguntas, vamos recorrer aos especialistas para projeções sobre o que a segunda metade do ano reserva para os imóveis residenciais.
Para onde irão as taxas de hipoteca depende da inflação
Embora uma das grandes questões na mente de todos os compradores seja para onde irão as taxas de hipoteca nos próximos meses, ninguém tem uma bola de cristal para saber exatamente o que acontecerá no futuro. O que os especialistas do mercado imobiliário sabem com certeza é que as taxas de hipoteca recorde durante a pandemia eram um valor atípico, não a norma.
Este ano, as taxas subiram mais de 2% devido à resposta do Federal Reserve ao aumento da inflação. Se a inflação continuar subindo, é provável que as taxas de hipoteca respondam. Greg McBride, analista financeiro chefe da Bankrate, explica bem:
“Até o pico da inflação, as taxas de hipoteca também não. Sem melhora na frente da inflação, não sabemos onde ficará o teto da taxa de juros.”
Se você está comprando sua primeira casa ou vendendo sua casa atual para fazer uma mudança, a taxa de hipoteca de hoje é um fator importante a ser considerado. Quando as taxas aumentam, elas afetam a acessibilidade e seu poder de compra. É por isso que é crucial trabalhar com uma equipe de profissionais, para que você tenha aconselhamento especializado para ajudá-lo a tomar uma decisão informada sobre sua melhor jogada.
A Oferta de Casas para Venda Prevê-se Continuar a Aumentar
Este ano, especialmente nesta primavera, o número de casas à venda cresceu. Isso se deve em parte ao fato de mais proprietários anunciarem suas casas, mas também porque as taxas de hipoteca mais altas ajudaram a aliviar a intensidade da demanda do comprador. A moderação da demanda do comprador diminui o ritmo das vendas de casas, o que, por sua vez, ajuda a aumentar o estoque.
Chamada de Previsões de Preços para Apreciação Contínua
Devido ao desequilíbrio entre o número de casas à venda e o número de compradores que procuram fazer uma compra, a pandemia levou a aumentos recordes nos preços das casas. De acordo com a CoreLogic, as casas valorizaram 15% em 2021 e continuaram a aumentar este ano.
Embora a oferta de moradias esteja aumentando hoje, ainda há mais compradores do que casas à venda, e isso mantém a pressão ascendente sobre os preços das casas. É por isso que os especialistas não estão pedindo que os preços caiam, mas estão prevendo que continuarão subindo, apenas em um ritmo mais moderado este ano.
Para os proprietários atuais que desejam vender, saiba que o valor da sua casa não deve cair, mas esperar para fazer sua compra significa que sua próxima casa pode custar mais, pois os preços das casas continuam a se valorizar. É por isso que, se você está pensando em comprar sua primeira casa ou está pronto para fazer uma mudança, pode fazer sentido fazê-lo agora, antes que os preços subam mais. Mas tenha certeza, uma vez que você compra uma casa, essa valorização do preço ajudará a aumentar o valor do seu investimento.
Resultado final
Seja você um comprador ou vendedor de uma casa, você precisa saber o que está acontecendo no mercado imobiliário, para que possa tomar a decisão mais informada possível. Entre em contato conosco para discutir seus objetivos e o que está por vir, para que você possa determinar o melhor plano para sua mudança.
Fonte: KCM Crew