Muitas pessoas têm dúvidas sobre os preços das casas agora. Quanto os preços aumentaram nos últimos 12 meses? O que está acontecendo com os valores da casa agora? O que está projetado para o próximo ano? Aqui está uma olhada nas respostas para todas as três perguntas.
Quanto valorizaram os valores das casas nos últimos 12 meses?
De acordo com o último Índice de Preços de Casas da CoreLogic, os valores das casas aumentaram 18,1% em comparação com o ano passado. Além disso, os preços subiram em um ritmo acelerado em cada um dos últimos oito meses.
aumento na taxa de apreciação que é mostrado pela CoreLogic coincide com os dados dos outros dois índices principais de preços de casas: o Índice de Preços de Casas FHFA e o Índice S&P Case Shiller.
O ano passado mostrou uma tremenda valorização dos preços das casas, o que está resultando em um grande ganho de riqueza para os proprietários por meio do aumento do patrimônio líquido.
O que está acontecendo com os preços das casas agora?
Todos os três índices mencionados acima também mostram que, embora a valorização esteja na casa dos dois dígitos agora, a aceleração dos preços está começando a se estabilizar
valorização ano a ano ainda está perto de 20%, mas está claramente estagnando nessa taxa. Muitos especialistas acreditam que cairá para menos de 15% até o final do ano.
Lembre-se de que isso não significa que os valores das casas vão se depreciar. Isso significa que a taxa de valorização diminuirá, mas ficará bem acima da média de 5,1% em 25 anos.
E no próximo ano?
A recente alta nos preços é resultado da forte demanda dos compradores e da escassez de casas disponíveis para venda. A maioria dos especialistas acredita que, à medida que mais estoque de moradias chegar ao mercado (tanto novas construções quanto casas existentes), a oferta e a demanda por moradias ficarão mais equilibradas. Esse equilíbrio trará uma menor taxa de valorização em 2022. Aqui está uma olhada nas previsões de preços de imóveis de seis grandes entidades, e todas elas projetam uma valorização futura:
- Fannie Mae
- Freddie Mac
- Mortgage Bankers Association
- Pesquisa de expectativa de preço doméstico
- Zelman & Associates
- Associação Nacional de Corretores de Imóveis
Embora a taxa projetada de apreciação varie entre os especialistas, devido a coisas como desafios da cadeia de suprimentos, variantes de vírus e muito mais, está claro que os valores domésticos continuarão a se valorizar no próximo ano.
Resultado
Houve níveis históricos de valorização dos preços das residências no ano passado. Esse ritmo diminuirá à medida que terminarmos 2021 e entrarmos em 2022. Os preços continuarão subindo de valor, apenas em um ritmo muito mais moderado, o que é uma boa notícia para o mercado imobiliário.
Fonte: KCM